data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)/
Na entrada do Conjunto III da UFN, candidatos formaram fila antes de ingressar no local de prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era para ser realizado em novembro do ano passado. Adiado em função da pandemia, o primeiro dia de prova impressa ocorre neste domingo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira (Inep), 5.783.357 estudantes estão inscritos para o exame. O segundo dia de prova será em 24 de janeiro. A versão digital ocorre em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Em Santa Maria, 25 locais recebem os estudantes para a realização da prova. De modo geral, o movimento na entrada para os locais de prova na cidade foi tranquilo. Pouco antes do meio-dia, uma longa fila se formou na Rua Duque de Caxias, na entrada para o Conjunto III da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN). Os candidatos aguardavam para adentrar no pátio da instituição e acessarem os prédios, enquanto dois fiscais verificavam a temperatura dos estudantes na porta de entrada. Faltando 20 minutos para o fechamento dos portões, os agentes liberaram o acesso ao local.
Veja como será o dia de prova em Santa Maria:
A novidade desta edição é o uso da máscara de proteção facial. Os participantes que não fizerem uso dela, não poderão ingressar no local de prova.
Mesmo não sendo obrigatório, é recomendado que os candidatos levem uma máscara extra para trocar durante a prova. Também é possível levar o próprio álcool gel, mas os fiscais terão o produto disponível para todos os estudantes.
Outra mudança se dá na abertura dos portões. Para evitar aglomerações, o Inep antecipou em meia-hora o horário em que os estudantes puderam acessar os locais de prova a partir das 11h30min. Os portões fecharam às 13h e a prova começou às 13h30min. Os candidatos podem sair a partir das 15h30min, duas horas depois do início da prova. A prova terá cinco horas e meia de duração, terminando Às 19h.
Segundo o Inep, a ocupação das salas de aplicação será de aproximadamente 50% da capacidade máxima. Nesta edição, o tema da redação é "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".
LOCAIS DE APLICAÇÃO DA PROVA DO ENEM EM SANTA MARIA
- EMEF Aracy Barreto Sacchis
- EEEB Augusto Ruschi
- Caic Luizinho de Grandi
- EMEF Chácara das Flores
- EBE Cícero Barreto
- EEEM Cilon Rosa
- Colégio Estadual Coronel Pilar
- Colégio Estadual Manoel Ribas
- Colégio Franciscano Sant'Ana - Bloco I
- Colégio Nossa Senhora de Fátima
- EBE Dr. Paulo Devanier Lauda
- EMEF Duque de Caxias
- Faculdade Palotina (Fapas)
- Fisma
- EEEF João Belém
- EMEF Tenente João Menna Pedro Barreto
- EEEB Margarida Lopes
- EEEF Marieta D'Ambrósio
- IEE Olavo Bilac
- EEEM Profª Maria Rocha
- Ulbra Santa Maria - Prédio 1
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto II, prédio 11
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto I, prédio 04
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto III, prédio 14
- Universidade Franciscana (UFN) - Conjunto III, prédio 17